Precisamos falar sobre Propósito Profissional - Parte I

Um tema que considero de muita importância na nossa vida pessoal e mais ainda em nossa carreira é o nosso propósito de vida. 

Muito tem se falado sobre propósito, vocação, alguns falam até chamado. Eu pessoalmente acredito em cada um destes temas. 

Acho que uma das coisas mais importantes para qualquer profissional deveria ser em primeiro lugar: 

Pensar em seu propósito pessoal. 

Quando eu abordo este tema em algumas aulas ou treinamentos gosto de refletir na linha das habilidades pessoais. 

Cada um de nós possui algumas habilidades específicas e temos até dificuldade de identificá-las, mas incentivo você a investir tempo nesta análise pessoal. 

Após ter clareza das habilidades que você já possui, acho interessante pensar nos seus interesses pessoais. Identificadas as habilidades e interesses, acho interessante pensar na necessidade. O que percebo de necessidade à minha volta? 

Qual é o principal problema da minha organização? Uma ferramenta mais longa talvez seria aplicar o famoso IKIGAI, mas penso que uma análise sincera, realista e com bastante foco nestas questões que apresento acima,já daria uma luz de um indício do seu propósito. Mas isto é só o começo. 

É um diamante que você precisa lapidar.

Tem uma frase muito interessante do Viktor Frankl, autor do  livro Um Sentido para a Vida, psiquiatra, cristão e fundador da logoterapia, que ele definiu como a terapia através do sentido, afirma que a sobrevivência do ser depende da capacidade de orientar a própria vida em direção a um “para que coisa” ou um “para quem”, ou seja, a capacidade do ser de ...


Te convido a pensar e olhar para esta capacidade de orientar sua própria vida a um lugar lá no futuro que seja o mais ideal para você. Talvez seja....o seu propósito.

Você que está lendo este post, tem clareza do seu propósito?

Compartilhe deixando um comentário.

@projoaoalves


Comentários