Recursos para gestão de projetos e atividades colaborativas
O termo “colaborar” vem do latim e significa “trabalhar junto”. Você sabia que isso também é possível em ambientes virtuais? Mesmo que distantes fisicamente, você e seu grupo podem trabalhar de forma colaborativa, usando estes recursos:
APLICAÇÃO: Escrita colaborativa
Google Drive - Permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos que podem ser construídos de forma colaborativa (documentos, planilhas, apresentações etc.).
https://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/drive/using-drive/
VANTAGENS
Acesso em tempo real da construção do projeto entre o grupo e com o orientador de PI, sem a possibilidade a perder o que foi construído.
APLICAÇÃO: Reuniões síncronas quinzenais com o grupo e o orientador do PI
Google Meet - Neste recurso, é possível agendar reuniões on-line com os colegas. Para isso, é necessário que conheçam também os recursos e o funcionamento do Google Agenda (Links para um site externo)Links para um site externo.
https://support.google.com/calendar/?hl=pt-BR#topic=3417969
https://support.google.com/a/users/answer/9282720?hl=pt-BR
VANTAGENS
Ferramenta estável para comunicação em tempo real com os integrantes, também com a possibilidade de chat. As sessões de orientação podem ser gravadas e compartilhadas em seguida.
APLICAÇÃO: Organização visual do conteúdo que será abordado no PI.
MindMeister - Possibilita a criação de mapas mentais de forma colaborativa.
https://www.mindmeister.com/pt/
VANTAGENS
Ferramenta que possibilita a colaboração de ideias e organização, por exemplo, dos dados coletados ou das sugestões para a elaboração da solução.
Clique nas abas a seguir e saiba mais sobre os recursos para a gestão do projeto:
TRELLO
Permite a organização das etapas e execução de projetos (objetivos, ações, cronograma etc.).
WBS TOOL
Possibilita a criação e edição de WBSs (em português: EAPs - Estruturas Analíticas de Projeto), organogramas e outros tipos de hierarquias. A ferramenta funciona em qualquer navegador web com plugin flash instalado.
MURAL
Permite a colaboração para resolução de problemas por meio de diagramas, populares no design thinking e nas metodologias ágeis, além de ferramentas para facilitar reuniões e workshops mais impactantes. (apenas em inglês)
SCRIBBLAR
Permite a organização de reuniões on-line, com recursos de vídeo e chat de voz para brainstorming em tempo real. (apenas em inglês)
SKETCHBOARD
Permite estruturar um quadro colaborativo no qual equipes podem desenhar e interagir em tempo real, ótimo para auxiliar discussões de ideias no início de projetos. Além disso, faz integração com o Google Drive. (apenas em inglês)
MINDMEISTER
https://www.mindmeister.com/pt/
Possibilita a criação de mapas mentais de forma colaborativa.
PADLET
Permite a criação de quadros, documentos e páginas da web para o desenvolvimento de conteúdos de forma colaborativa.
https://pt-br.padlet.com/dashboard
POPPLET
Possibilita a criação de mapas mentais de forma colaborativa. (apenas em inglês)
PREZI
Permite a criação de apresentações de forma criativa e colaborativa.
MENDELEY
https://mendeley-desktop.br.uptodown.com/windows
Permite a inclusão e gestão de referências bibliográficas externa ao trabalho.
GESTOR BIBLIOGRÁFICO WORD FOR WINDOWS
Permite a inclusão e gestão de referências bibliográficas ao longo da escrita do próprio texto.
Fonte: Univesp
E você? Quais ferramentas você usa? No trabalho? No seu curso? Empresa?
Compartilhe nos comentários!
Bons estudos!
Comentários
Postar um comentário