Recursos de Tecnologia para Gestão de Projetos - Faculdades Cursos ou Empresas

Recursos para gestão de projetos e atividades colaborativas

O termo “colaborar” vem do latim e significa “trabalhar junto”. Você sabia que isso também é possível em ambientes virtuais? Mesmo que distantes fisicamente, você e seu grupo podem trabalhar de forma colaborativa, usando estes recursos:

APLICAÇÃO: Escrita colaborativa 

Google Drive  - Permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos que podem ser construídos de forma colaborativa (documentos, planilhas, apresentações etc.).

https://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/drive/using-drive/

VANTAGENS

Acesso em tempo real da construção do projeto entre o grupo e com o orientador de PI, sem a possibilidade a perder o que foi construído.

APLICAÇÃO: Reuniões síncronas quinzenais com o grupo e o orientador do PI

Google Meet  - Neste recurso, é possível agendar reuniões on-line com os colegas. Para isso, é necessário que conheçam também os recursos e o funcionamento do Google Agenda (Links para um site externo)Links para um site externo.

https://support.google.com/calendar/?hl=pt-BR#topic=3417969

https://support.google.com/a/users/answer/9282720?hl=pt-BR

VANTAGENS

Ferramenta estável para comunicação em tempo real com os integrantes, também com a possibilidade de chat. As sessões de orientação podem ser gravadas e compartilhadas em seguida.

APLICAÇÃO: Organização visual do conteúdo que será abordado no PI.

MindMeister  - Possibilita a criação de mapas mentais de forma colaborativa.

https://www.mindmeister.com/pt/

VANTAGENS

Ferramenta que possibilita a colaboração de ideias e organização, por exemplo, dos dados coletados ou das sugestões para a elaboração da solução.




Clique nas abas a seguir e saiba mais sobre os recursos para a gestão do projeto:

TRELLO

https://trello.com/pt-BR

Permite a organização das etapas e execução de projetos (objetivos, ações, cronograma etc.).

WBS TOOL

http://www.wbstool.com/

Possibilita a criação e edição de WBSs (em português: EAPs - Estruturas Analíticas de Projeto), organogramas e outros tipos de hierarquias. A ferramenta funciona em qualquer navegador web com plugin flash instalado.

MURAL

https://www.mural.co/

Permite a colaboração para resolução de problemas por meio de diagramas, populares no design thinking e nas metodologias ágeis, além de ferramentas para facilitar reuniões e workshops mais impactantes. (apenas em inglês)

SCRIBBLAR

https://www.scribblar.com/

Permite a organização de reuniões on-line, com recursos de vídeo e chat de voz para brainstorming em tempo real. (apenas em inglês)

SKETCHBOARD

https://sketchboard.io/

Permite estruturar um quadro colaborativo no qual equipes podem desenhar e interagir em tempo real, ótimo para auxiliar discussões de ideias no início de projetos. Além disso, faz integração com o Google Drive. (apenas em inglês)

MINDMEISTER

https://www.mindmeister.com/pt/

Possibilita a criação de mapas mentais de forma colaborativa.

PADLET

Permite a criação de quadros, documentos e páginas da web para o desenvolvimento de conteúdos de forma colaborativa.

https://pt-br.padlet.com/dashboard

POPPLET

https://www.popplet.com/

Possibilita a criação de mapas mentais de forma colaborativa. (apenas em inglês)

 PREZI

https://prezi.com/pt/

Permite a criação de apresentações de forma criativa e colaborativa.

 MENDELEY

https://mendeley-desktop.br.uptodown.com/windows

Permite a inclusão e gestão de referências bibliográficas externa ao trabalho.

GESTOR BIBLIOGRÁFICO WORD FOR WINDOWS

https://support.microsoft.com/pt-br/office/criar-uma-bibliografia-cita%C3%A7%C3%B5es-ou-refer%C3%AAncias-17686589-4824-4940-9c69-342c289fa2a5

Permite a inclusão e gestão de referências bibliográficas ao longo da escrita do próprio texto.

Fonte: Univesp

E você? Quais ferramentas você usa? No trabalho? No seu curso? Empresa?

Compartilhe nos comentários!

Bons estudos!

Comentários