De maneira simples e eficiente, aplique o método SMART para traçar seus objetivos pessoais e profissionais.
A ferramenta SMART foi criada por Peter Drucker e, é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente. Smart é um acrônimo, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês: Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based. Vamos entender separadamente cada uma delas e aprender como aplicá-las.
Specific: O objetivo deve ser específico, facilmente entendido por qualquer pessoa. No exemplo: quero ser mais saudável ou quero emagrecer, qual deles você consegue facilmente entender o que eu estou propondo?
Acertou quem respondeu nenhum dos dois, pois, o que é ser saudável para você? é fazer uma caminhada todos os dias? é comer menos carboidrato?
Não está claro qual é a definição de saudável ou do quanto você quer emagrecer e, é fundamental neste momento especificar ao máximo o que você irá realizar.
Measure: Mensurável, que tem medida, ou seja, como você saberá avaliar se aquele objetivo foi alcançado ou não. Por exemplo: se o objetivo for correr uma prova de rua, o M deverá ser a quantidade em quilômetros desta prova.
Achievable: Atingível, Alcançável, ou seja, o objetivo deve ser ousado, porém dentro de uma realidade possível, do contrário, isso vai provocar desmotivação e frustração. Você pode até colocar a meta for dobrar ou triplicar o faturamento de um ano para o outro, mas o mercado esta acompanhando este crescimento?
Comentários
Postar um comentário