Nunca é tarde para recomeçar profissionalmente

Vivemos um momento na história da sociedade em que tudo se baseia no imediatismo. Casar-se aos 20 e poucos, ter uma vida financeiramente boa aos 30 e poucos, dos 40 em diante aproveitar os louros da juventude destinada ao trabalho e aos estudos, e então viajar pelo mundo.

O problema é que essa finitude decretada não se adequa aos diferentes estilos de vida. O tempo de cada pessoa é diferente, assim como a maturidade, as oportunidades, as circunstâncias.

Definir um prazo para tudo é querer controlar muito mais do que está ao nosso alcance. Os planos às vezes saem da órbita, ou imprevistos acabam fazendo com que os projetos tomem mais tempo do que o programado. O que fazer diante disso?

O primeiro passo é eliminar rótulos. Enquanto há vida, há chance de mudar e conquistar novos sonhos e com a carreira profissional não é diferente. Para muitos, o medo é de arriscar em outro ofício e ter dificuldades tanto na parte do aprendizado quando para conseguir oportunidades nessa nova área. Mas, em alguns casos, as chances de sucesso são maiores do que de fracasso.

Depois, é necessário analisar o tempo e o dinheiro investido para trocar de profissão. É realmente o que quero no momento? Estou disposto a investir meus recursos nessa nova profissão? Quero mudar totalmente minha rotina e estou disposta a sair da minha zona de conforto e me tornar novamente um novato no assunto?

Todas essas perguntas respondidas com um “sim”, daí é partir para analisar cada passo envolvido nesse novo processo. É uma faculdade? Algum curso específico?

Nesse momento, o medo já deve ser substituído por empolgação para viver uma fase totalmente nova. A maturidade da vida nesses casos só traz benefícios, inclusive, muitas pessoas enxergam o profissional mais velho como alguém mais experiente e capacitado.

Se você está pensando em passar por essa transição, faça a análise e considere os pontos citados. Boa sorte e sucesso!

Fonte: Artigo EaD Mackenzie

Comentários