i-objetivos
ii-introdução
iii-títulos dos tópicos
iv-desenvolvimento do conteúdo
v-considerações finais.
OBJETIVO
Trabalhar o conceito das funções básicas da administração através do Ciclo PDCA, neste texto trabalhamos mais diretamente a função planejar, mas abordando de alguma forma as demais funções (Organizar, dirigir e controlar), consolidando assim o conceito histórico das funções da administração.
Obs.: Este mesmo conceito pode ser aplicado à disciplina Fundamentos de Logística, partindo do pressuposto de considerar a Logística como uma "subárea" da administração.
INTRODUÇÃO
Esta ferramenta muito usada nos negócios propõe uma metodologia para que as organizações possam de forma prática e metódica definir os seus objetivos organizacionais e traçar uma métrica para que estes sejam atingidos.
TÍTULOS DOS TÓPICOS
Apresentação do Ciclo PDCA como Método Prático de Planejamento na administração.
DESENVOLVIMENTO
P - "plan" - Planejar - Pensar antes! Trabalhar técnicas que envolvam o planejamento das empresas com enfoque estratégico, focado nos objetivos da mesma a curto, médio e longo prazo.
D - "do" - Fazer - Colocar em ações práticas o que foi planejado. O administrador ou o profissional de administração deve além de planejar, executar aquilo que foi préviamente pensado pelo time, pela gestão ou pelo setor onde atua.
C - Check - Checar, analisar aquilo que foi feito, estabelecer algum tipo de controle, verificar se tiveram erros, falhas neste processo. A etapa de checagem é de suma importância pois faz com que os possíveis erros não sejam finalizados em si mesmos, mas tornem-se possibilidades de acertos, aprendizados, preparando as ações corretivas para a etapa final:
A - "Act" - Agir: O objetivo aqui é traçar ações de replanejamento, corrigindo o que não deu certo para que o objetivo desejado se aproxime o máximo possível do planejamento inicial, considerando o comportamento das etapas anteriores, formando assim o famoso Ciclo PDCA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através deste método pode-se trabalhar o conceito de administração com base nas funções da teoria da administração. Planejar, Organizar, dirigir e controlar. Para que esta teoria seja efetivamente colocada em prática apresentou-se o Ciclo PDCA.
QUESTÃO PROPOSTA
Situação-problema
Vivemos no contexto da Pandemia de Covid-19. Notamos diversos acontecimentos, as empresas precisam ter um olhar mais atento a cada acontecimento e como poderá recuperar-se deste momento desafiador. Pensando nesta situação em que vivemos, fazer a seguinte pesquisa:
a. 03 exemplos de boas práticas que as organizações estão elaborando para lidarem com este contexto de crise.
b. Após refletir nestas 03 ações. Em um parágrafo curto, qual o principal aprendizado que as empresas podem obter com a pandemia.
Autor: João Alves dos Santos
Comentários
Postar um comentário