Texto sobre Caráter:
1) O QUE O CARÁTER COMUNICA
.
(1) O caráter comunica consistência. A antropóloga cultural Margaret Mead afirmou: “O que as pessoas dizem, o que as pessoas fazem e o que as pessoas dizem fazer são coisas totalmente diferentes.” O caráter é a coisa autêntica, e quanto mais você lança luz nele, mais você pode ver os seus detalhes. O caráter mostra que quem você é e quem você parece ser não são a mesma coisa.
(2) O caráter comunica escolhas. É um paradoxo interessante. Nosso caráter não cria as nossas escolhas, mas as nossas escolhas criam o nosso caráter. Margaret Jensen, escritora e palestrante disse: “Caráter é a soma de todas as nossas escolhas diárias. Nosso caráter, hoje, é o resultado de nossas escolhas de ontem. Nosso caráter de amanhã será o resultado de nossas escolhas de hoje. Para mudar seu caráter, mude suas escolhas. Dia após dia, o que você pensa, o que você escolhe e o que você faz é aquilo que você se torna”.
(3) O caráter comunica influência. Hoje há muitas pessoas que tentam exigir respeito. Elas acreditam que deveriam ter ifluência simplemente pelo fato de ter posição, riqueza e reconhecimento. No entanto, respeito e influência devem ser conquistados ao longo do tempo, e são construídos e sustentados pelo caráter. Em primeiro lugar a influência está sustentada pelo caráter. Lembre-se, o caráter não pode ser herdado. Não pode ser comprado. É impossível pesá-lo, e ele não pode ser fisicamente tocado. Ele pode ser construído, mas lentamente. E, sem ele, não se pode liderar os outros.
(4) O caráter comunica longevidade.
Sonhos se despedaçam, possibilidades se perdem, organizações desmoronam e pessoas se ferem quando uma pessoa não tem o caráter protegendo seu talento. O caráter provê a oportunidade para longevidade em qualquer carreira, qualquer relacionamento e qualquer objetivo que valha a pena. J.R. Miller disse: “A única coisa que volta do tumulo com os que choram e se recusa ser enterrada é o caráter de um homem. Isso é verdade. O que o homem é o faz sobreviver. Não pode ser enterrado.” John Wood em seu aniversário de 90 anos disse: “Não existe um travesseiro tão macio quanto uma consciência tranqüila.”
Pr Josué Gonçalves
Comentários
Postar um comentário