Sunzi disse:
"A guerra se baseia no engano, se faz pelo ganho e se adapta pela divisão e combinação."
"Tal como a água procura as profundezas e evita os cumes, um exército ataca o vazio e evita o cheio. A água se move de acordo com a terra; um exército se movimenta de acordo com o inimigo."
"Quando o general é fraco, sem autoridade junto aos soldados, suas regras são confusas e sua moral é baixa, o exército é confuso."
MENSAGEM DO AUTOR
“A guerra se baseia no engano, se faz pelo ganho e se adapta pela divisão e combinação.” “Tal como a água procura as profundezas e evita os cumes, um exército ataca o vazio e evita o cheio. A água se move de acordo com a terra; um exército se movimenta de acordo com o inimigo.” “Quando o general é fraco, sem autoridade junto aos soldados, suas regras são confusas e sua moral é baixa, o exército é confuso.”
SOBRE O AUTOR
Sun Tzu (544-496 a.C.) foi um general, estrategista de guerra e filósofo chinês, a quem é atribuída a obra “A Arte da Guerra”, um tratado filosófico/militar no qual reuniu estratégias e táticas militares para vencer o inimigo.
André Bueno é sinólogo, com Mestrado em História e Doutorado em Filosofia. Suas principais áreas de estudo são História da China Antiga e Confucionismo, tendo já publicado diversos textos sobre estes temas.
Comentários
Postar um comentário