Você se considera uma pessoa muito ou pouco emotiva? E digo muito ou pouco porque todos os indivíduos possuem emoções dentro de si, seja em maior ou menor grau. Somos seres capazes de sentir e provocar as mais diversas emoções.
Não quer ler tudo isso?
Veja o vídeo:
https://www.instagram.com/tv/CAh0yYNB7I3/
Assim, entender o poder destas sobre nós e, principalmente, conhecê-las são fatores fundamentais para o autoconhecimento.
E porque isso é tão importante em nossas vidas?
Principais Emoções
Antes de falarmos sobre a importância de conhecer nossas emoções com profundidade, apresento a você algumas das emoções mais básicas que sentimos ao longo de nossas vidas.
De acordo com o médico e psiquiatra Eric Berne, o ser humano apresenta cinco emoções básicas. São elas:
1 – Raiva
Esta emoção induz o indivíduo a manifestar movimentos violentos de ataque ou de defesa, aumentando sua força corporal, para obter energia e assim driblar as adversidades. Quando acontece alguma ameaça à vida, a raiva se faz presente como uma defesa espontânea/natural. Ela surge em muitas situações como se fosse uma força vital.
Aspectos da raiva: revolta, agressividade, decepção, frustração, indignação, hostilidade, decepção e ciúme.
2 – Medo
Embora muitas pessoas vejam o medo como um defeito ou uma emoção negativa, ele é essencial para ensinar o ser humano sobre a importância dos limites e da autopreservação. Além disso, trata-se de uma emoção que contribui para que os indivíduos criem. Em nome da autopreservação, o ser humano inventou a roda e o fogo. Neste sentido, conseguimos entender que este sentimento acaba por contribuir com a evolução dos indivíduos, efetivamente e na prática.
Aspectos do medo: timidez, constrangimento, vergonha, ansiedade e desconfiança.
3 – Tristeza
A tristeza é o contrário de alegria e pode estar ligada à condição da vida ou à perda real de algo. Um período longo de tristeza, que muitas vezes pode ser oculta, pode levar à depressão. Este é um sentimento que sinaliza que algo precisa ser cuidado e que existem feridas que precisam ser tratadas.
Aspectos da tristeza: depressão, retração, nostalgia e desespero.
4 – Alegria
Alegria é aproveitar a vida com prazer e poder partilhar dos momentos de bem-estar com amigos e pessoas queridas. Estar alegre por conta das conquistas, realizações e vitórias está diretamente ligado à autoestima. Os impulsos gerados pela alegria fortalecem a energia de uma pessoa.
Aspectos da alegria: alívio, animação, interesse, euforia e satisfação.
5 – Afeto
O afeto é uma emoção presente em relações amorosas e fraternas. É possível percebê-lo nos relacionamentos com a família, com os amigos, amorosos e demais relações em que seja possível viver alguma afetividade. Essa emoção engrandece a alma e está diretamente ligada ao carinho e ao prazer.
Aspectos do afeto: solidariedade, malícia, comoção, esperança, amor, paixão e curiosidade.
Ficou curioso ou quer aprender mais sobre este tema?
Assista o vídeo:
https://www.instagram.com/tv/CAh0yYNB7I3/
Comentários
Postar um comentário