Atividade Planejamento e Conceito de Sazonalidade (Marketing, adm e planejamento)

Prevendo o futuro

Atividade 1

Na natureza há fatos que se repetem regularmente, por exemplo, as estações do ano. Nós sabemos exatamente o período em que começará a primavera, o verão, o outono e o inverno. Além desse, há outros fatos ligados à natureza que se repetem numa mesma estação. São chamados fatos sazonais (estação é o mesmo que sazão). Por exemplo: todo verão as chuvas provocam enchentes e desabamentos nas grandes cidades. É um fato sazonal de fácil previsão. Podem também ser fatos ligados à cultura (como, por exemplo, festividades de datas especiais).

Há empresas, inclusive, que vivem da sazonalidade. A regularidade da ocorrência de certos eventos é usada como importante ferramenta de planejamento.

Um exemplo de sazonalidade: uma loja de brinquedos vê, naturalmente, uma procura maior por produtos em datas comemorativas de Dia das Crianças e Natal. No Dia dos Pais ou das Mães, por sua vez, são esperadas queda ou estabilidade de vendas. São comportamentos sazonais, ou de época, já conhecidos e catalogados no setor em que a empresa atua.

(Adaptado de: https://guiaempreendedor.com/faturamento-e-sazonalidade/)

Reflita e indique empresas que vendem mais:

  • No carnaval
  • Na Páscoa
  • No Natal
  • No Dia da Criança
  • No verão

Comentários