Uma das ideias do Projeto Integrador (PI) é aproximar os profissionais de suas comunidades, fazendo com que eles possam entender seus problemas e consigam propor soluções.
Além disso, é um instrumento que permite relacionar teorias estudadas às práticas realizadas no mundo do trabalho, proporcionando a interdisciplinaridade e a transversalidade dos temas abordados.
O Projeto Integrador tem como objetivos:
- Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias estudadas durante o curso de forma integrada, criando a oportunidade de confrontar as teorias com as práticas profissionais existentes, para consolidação de experiência e desempenho profissionais;
- Contribuir para o aperfeiçoamento profissional e a competência na solução de problemas sociais e ambientais;
- Capacitar a elaboração e exposição de seus trabalhos por meio de metodologias adequadas;
Analisar, explicar e avaliar o objeto de estudo, culminando em possíveis soluções e/ou novas propostas, tendo em mente que a sociedade deve ser a principal beneficiária pelo seu trabalho profissional;
Promover a inter-relação entre os diversos temas e conteúdos tratados durante o curso, contribuindo para a formação integral;
Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação;
Despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas;
Estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem criação de novas empresas e a geração de novos empregos;
Estimular a construção do conhecimento coletivo, a interdisciplinaridade e a inovação;
Promover a aprendizagem com autonomia no que tange à pesquisa, organização e sistematização de novas informações.
ETAPAS DE UM PROJETO
Passo 1: Escolher um tema de interesse.
O que desejo aprender?
Qual conhecimento ou tema acho importante para o meu desenvolvimento profissional?
O que me desperta interesse em aprender?
O que mais tenho curiosidade?
Qual problema mais me incomoda e que desejo resolver?
O projeto integrador
● O desenvolvimento de um projeto costuma partir da identificação de um problema.
Essa tarefa, no entanto, pode se mostrar complexa e exige tempo e atenção. Tenha em mente que, para encontrar a solução adequada, a definição correta do problema é essencial.
● Siga o conselho de Einstein: dedique um tempo considerável na identificação do problema.
O que fazer?
O primeiro passo sugerido para identificar o problema é a observação livre, que tem como objetivo buscar histórias e tentar descobrir desafios e dificuldades.
O grupo deve escolher uma instituição ou empresa / local para visitação para levantamento de temas para realizar o projeto.
Ou ainda, conversar com pessoas, fazer pesquisas, quem sabe tem algum filme sobre o tema escolhido?
A observação e a escuta devem estar relacionadas ao tema central do projeto.
Considere as seguintes ações:
○ Observação livre dos processos realizados na instituição.
○ Observação da estrutura, metodologia, ferramentas, insumos, gestão etc.
○ Diálogo com as pessoas envolvidas para identificar necessidades, desejos e problemas.
Antes de fazer sua visita...
1. Busque indicativos do tema específico que o grupo gostaria de abordar.
Para isso, faça uma sessão de brainstorming (chuva de ideias) com os integrantes do grupo. Não se esqueça: toda ideia importa!
2. Defina as características de seu público de interesse (funcionários? Comunidade?)
3. Defina lugares: qual lugar é interessante visitar para melhorar o seu projeto?
4. Defina a observação da visita in loco: o que você quer aprender com sua observação?
● Coisas para ver: quais coisas você precisa prestar atenção
quando estiver visitando este lugar?
● Coisas a fazer: que coisas você pode fazer para inspirá-lo neste lugar?
Elabore um roteiro de perguntas para fazer na visita in loco:
● Comece com o que é específico.
O que você quer aprender para entender melhor o desafio em questão?
O que você espera entender sobre as motivações e frustrações das pessoas entrevistadas? O que você quer saber a respeito de suas atividades? Ex.: “Conte um pouco sobre o seu trabalho na instituição”.
Elabore um roteiro de perguntas para fazer na visita in loco:
● Comece com o que é específico.
● Amplie.
Quais são as perguntas que podem ajudar a entender o seu tema? Elabore umas 05 perguntas sobre. Discuta as respostas com o grupo:
Faça um resumo ou um checklist do que você vai observar em campo com os recursos que serão necessários para o registro, o público de interesse e as questões norteadoras do bate-papo inicial e registre no plano de ação.
Ex.: roteiro de perguntas; contato dos participantes; idade dos participantes; insumos necessários: caderno de anotações, canetas, notas adesivas, celular ou câmera para fotos/vídeo, baterias, gravador de voz etc.
Durante a visita...
Inspire-se.
Enquanto você estiver entrevistando/batendo papo, documente o que vê nessa observação de campo. Separe suas observações de suas interpretações, para que você possa saber o que viu e escutou, e o que pensou que aquilo significava para as pessoas envolvidas.
Procure, no local, adaptações que as pessoas possam ter criado para atingir melhor seus objetivos.
Para cada local/público visitado, anote:
● Nome da pessoa/locação visitada, faixa etária, contato.
● Suas observações e citações da pessoa.
● Suas interpretações.
Após a visita...
Terminada a visita, o grupo deverá:
1. Apresentar ou tabular os dados e informações de cada entrevistado para procurar significados, padrões, conexões entre o público e em seguida entender suas necessidades.
A tarefa do grupo é perceber as similaridades de falas e observações.
2. Definir o público em que irá se aprofundar, caracterizando-o.
A partir dos itens 1 e 2, elabore um novo roteiro de questões norteadoras para uma segunda observação focada. Nessa segunda observação, o grupo irá aprofundar as perguntas e tentar entender se os insights percebidos (elencados na primeira observação livre) são realmente um problema. O grupo deve questionar os entrevistados sobre como eles resolvem tais questões.
Tome nota!
A atenção nas informações ajuda a descobrir necessidades evidentes, não articuladas ou não evidentes, que são a chave para ter insights e produzir soluções diferenciadas.
Para dar andamento no projeto, elabore um Plano de Ação:
Um plano de ação é uma forma organizada e que segue uma metodologia definida para definir metas e objetivos, as atividades que devem ser realizadas, apontar os responsáveis por desenvolver cada uma delas e acompanhar o andamento de um projeto, para que se possa atingir os melhores resultados.
Atividade: Criar um plano de ação com as tarefas, responsáveis e prazo para realização das mesmas.
Com base no plano de ação, elaborar um cronograma.
SUGESTÃO DE TEMAS - APRENDIZAGEM
Lembrando:
O projeto deve trabalhar os conhecimentos vistos no curso. Os conteúdos das aulas devem alimentar o projeto.☝
UC 1- Mundo do Trabalho
Pode ser realizado individualmente ou em grupos e compartilhado com os demais participantes no decorrer do curso, de modo que todos possam aprender com a experiência dos colegas.
Sugestão: Tema Gerador (assunto)
"Desafios e possibilidades profissionais na contemporaneidade"
O contexto do trabalho e emprego vem sofrendo diversas transformações a partir de uma sociedade contemporânea, globalizada e multicultural. Dos profissionais são esperados conhecimentos e habilidades cada vez mais desassociados do fazer e associados ao projetar.
Profissões consideradas estáveis vêm sendo questionadas e profissões futuristas despontam como novas possibilidades.
Nesse contexto, adolescentes e jovens são questionados a pensar sobre suas escolhas profissionais, considerando afinidades e necessidades pessoais diante das demandas mercadológicas em um contexto em constante mudança.
Diante do exposto, o desafio é que o aluno projete um itinerário profissional que vá ao encontro de suas perspectivas futuras de atuação constantemente confrontadas com as demandas de mercado.
As atividades realizadas compõem o projeto e devem ser arquivadas em portfólio, portanto, sua construção deve ser mediada pelo docente para que os alunos tenham até o final do curso registros do processo de aprendizagem.
Algumas perguntas para serem discutidas e respondias em grupo:
1) Quais mudanças eu consigo perceber nos tipos de trabalhos? Profissões? Listar estas mudanças: Por exemplo:
Pesquise uma lista de pelo menos 05 novas profissões que estão surgindo:
2) O que seria uma sociedade contemporânea, globalizada e multicultural? Discuta com o grupo sobre o que seria esta sociedade em constantes mudanças. Faça uma lista de pelo menos 03 atitudes que podemos fazer para nos prepararmos para enfrentar estas mudanças.
3) Quais conhecimentos e habilidades são exigidos do profissional do futuro? Crie uma lista com pelo menos 5 habilidades.
4) O grupo de forma criativa deverá criar um "Itinerário Formativo", um passo a passo pessoal ou que represente o grupo que demonstre uma trajetória de carreira ideal para um profissional que enfrenta estes desafios de mudanças onde são exigidos novos conhecimentos e novas posturas profissionais, ou ainda:
O que o grupo deseja para o futuro?
Quais aprendizados deseja ter?
Qual faculdade fazer? Qual curso?
O que o mercado exige do jovem?
Exemplo:
Sugestões:
- Desenho?
- Apresentação?
- Mapa mental?
- Cartazes?
- Exposição? / feira?
- Filme? Bate-papo? Entrevistas?
👉Com base nas atividades acima, o grupo deve escolher um tema relacionado ao Mundo do trabalho e baseado no tema gerador e elaborar um projeto sobre este tema a ser escolhido pelo grupo.
Por exemplo:
a) A saúde do jovem no mundo do trabalho.
b) A mulher no mercado de trabalho.
c) Habilidades necessárias para o mundo do trabalho.
d) Impacto da saúde emocional do jovem no trabalho.
e) Novas profissões para o jovem contemporâneo...
Etc...etc...etc...
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UC 2 - Desenvolvimento pessoal
Pode ser realizado individualmente e compartilhado com os demais participantes no decorrer do curso, de modo que todos possam aprender com a experiência dos colegas.
Sugestão: Tema Gerador (assunto)
"Identidade e representações de si"
A identidade é formada por uma multiplicidade de circunstâncias históricas que envolvem nossa trajetória de vida e o meio (nos quais trafegam valores, crenças, ideologias, culturas, etc.) em que estamos inseridos.
No entanto, quando confrontados com as diferentes representações que temos na sociedade, podemos pôr em xeque a percepção de si.
Diante do exposto, o desafio é que o aluno reflita sobre si, considerando:
- experiências;
- vivências
- características pessoais
- potencialidades
- anseios
- perspectivas
Algumas perguntas para serem discutidas e respondidas e atividades que devem ser feitas individualmente:
1) Quais são suas experiências mais importantes? Profissional e pessoal na vida até aqui?
📃Que tal atualizar o seu currículo / perfil no linkedin ou criar um?
2) Quais vivências mais te marcaram?
3) Quais são seus pontos fortes e pontos a melhorar?
Ferramenta SWOT Pessoal:
A sigla SWOT é derivada dos termos em inglês: Strengths, Weakness, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
O exercício da análise SWOT é importante também para o indivíduo no aspecto profissional.
📌Faça sua SWOT Pessoal, segue modelos:
4) Quais são seus anseios? O que deseja para o futuro?
5) Quais são suas perspectivas pessoais e profissionais?
📝Obs.: Para as questões 4 e 5: Elabore um texto, uma redação compartilhando dos seus anseios e perspectivas pessoais e profissionais. Redação de no mínimo 20 linhas, utilize a linguagem formal.
👉
Após as respostas cima: Escolher um tema de Desenvolvimento Pessoal que tenha a ver com seu interesse e baseado em conteúdos vistos no curso até aqui! Boas construções!
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UC 3- Participação Social
Pode ser realizado em grupos e compartilhado com os demais participantes no decorrer do curso, de modo que todos possam aprender com a experiência.
Sugestão: Tema Gerador (assunto)
"Mobilização na coletividade"
A mobilização social é uma reunião de esforços entre pessoas de um mesmo território que possuem interesses comuns e objetivos voltados para a coletividade e que buscam, cotidianamente, resultados decididos e desejados por todos, fortalecendo assim, a corresponsabilidade.
Diante do exposto, o desafio é que o aluno se aproprie de uma situação-problema de interesse coletivo em um determinado território, construindo estratégias de mobilização, permanência e possível intervenção dos envolvidos neste propósito.
Atividades:
1) Quais problemas você consegue listar na sua comunidade? No bairro onde mora? Com seu grupo de trabalho, tire fotos, observe durante sua viagem da sua casa até a empresa ou da casa até o curso, ou até a escola onde você estuda ou faculdade, faça um levantamento sobre problemas coletivos:
Exemplos: Coleta de lixo? Transporte Público? Violência? Leis ou políticas públicas?
Após fazer este levantamento, prepare uma apresentação para a sala, onde utilizando vídeos ou power point, possamos compartilhar destes levantamentos.
2) Com base nos problemas levantados na questão anterior, pense em um tema para o projeto do seu grupo. Com base neste tema e pensando no problema que vocês querem resolver, faça um planejamento de uma mobilização social ou seja: Uma ação coletiva que busque minimizar este problema ou conscientizar a comunidade sobre possíveis soluções.
Exemplo: Não há coleta de lixo no bairro: Solução, ir até a prefeitura, criar uma ação para limpar uma área do bairro ou parque? Fazer uma campanha de conscientização sobre o cuidado?
ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO
"O Projeto Aprendizagem culmina em um Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional que é determinante para o desenvolvimento do aprendiz, tendo o pensamento crítico e o autoconhecimento como um horizonte para autonomia. Sendo assim, sugere-se a produção de um portifólio".
O que é um portifólio?
“O portfólio é muito mais do que um conjunto de atividades ou produções realizadas ao longo de um processo formativo. (...) o portfólio guarda a memória das aprendizagens que o educando considera mais significativa para a sua formação.
Revela o progresso de um processo, refletido nas suas produções. Um portfólio não é uma pasta de ‘melhores trabalhos’, mas um arquivo significativo das atividades (produções) que são fundamentais para a formação”.
O tema gerador proposto prevê três etapas para sua execução:
Etapa 1: Qual problema queremos resolver?
Etapa 02: Como será desenvolvido o projeto?
Etapa 03: Que resultados obtivemos?
O tema gerador proposto prevê três etapas para sua execução:
1- Problematização: corresponde ao ponto de partida na definição do desafio.
Deve ter em vista uma situação plausível, identificada no campo pessoal, profissional e social e que perpasse os objetivos do perfil de conclusão do curso.
Neste momento, é feito o detalhamento do desafio e o levantamento das questões que irão nortear a pesquisa. As questões devem mobilizar ações que articulem os elementos da unidade curricular em questão.
2- Desenvolvimento: é necessário que os alunos organizem e estruturem um plano de trabalho.
Este é o momento em que são elaboradas as estratégias para aula, estimulando a pesquisa em bibliotecas, a visita aos ambientes reais de trabalho, a contribuição de outros docentes e profissionais, além de outras ações para a busca da resolução da compreensão do problema.
3- Síntese: momento de organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos. Nesta etapa, os alunos podem rever suas convicções iniciais à luz das novas aprendizagens, expressar ideias com maior
fundamentação teórica e prática.
Observações
"As atividades realizadas compõem o projeto e devem ser arquivadas em portfólio, portanto, sua construção deve ser mediada pelo docente para que os alunos tenham até o final do curso registros do processo de aprendizagem."
Sugestão: Pasta catálogo; Google Drive, Blog do grupo, Canal no YouTube, etc...
O PROJETO APRENDIZAGEM deve ir de encontro às MARCAS FORMATIVAS do Senac:
Desenvolvidas durante toda a formação do estudante, representam o compromisso do Senac com a formação integral do profissional-cidadão.
Essas marcas identificam e diferenciam os profissionais egressos do Senac no mundo do trabalho.
Vejamos abaixo: Os projetos podem ser relacionados à algumas destas áreas também: Por exemplo: Um tema relacionado ao empreendedorismo, tem relação com "atitude empreendedora"; Um tema relacionado ao meio-ambiente, tem relação com atitude sustentável etc.
Marcas formativas da aprendizagem?
Boas construções! 💚
Materiais Orientadores
● Aprendizagem Baseada em Problema - ABP - https://www.youtube.com/watch?v=5cMrFRpXfnc
● Interdisciplinaridade e Transversalidade - https://www.youtube.com/watch?v=cNpTwye78Vk
● Ensino de Ciências - Métodos e técnicas - https://www.youtube.com/watch?v=qynHlQkj93Y
● Estratégia de Projetos - https://www.youtube.com/watch?v=5B-h_lbbIzI
● Pesquisa em Ciências Humanas e Educação -
https://www.youtube.com/watch?v=v7Z8n6RjopQ&index=2&list=PL8BBF8ABEAA751D1D
● Técnicas de pesquisa - https://www.youtube.com/watch?v=8uezal3y6YU
● Definindo o Problema de Pesquisa e o Planejamento do Projeto -
https://www.youtube.com/watch?v=qb-GWBrZ0XA
● Exemplo de Projeto Integrador - Turma Turumã -
https://www.youtube.com/watch?v=99LSnonmADs
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