O QUE É PROJETO INTEGRADOR?


Uma das ideias do Projeto Integrador (PI) é aproximar os profissionais de suas comunidades, fazendo com que eles possam entender seus problemas e consigam propor soluções. 

Além disso, é um instrumento que permite relacionar teorias estudadas às práticas realizadas no mundo do trabalho, proporcionando a interdisciplinaridade e a transversalidade dos temas abordados.

O Projeto Integrador tem como objetivos:


  • Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias estudadas durante o curso de forma integrada, criando a oportunidade de confrontar as teorias com as práticas profissionais existentes, para consolidação de experiência e desempenho profissionais;


  • Contribuir para o aperfeiçoamento profissional e a competência na solução de problemas sociais e ambientais;
  • Capacitar a elaboração e exposição de seus trabalhos por meio de metodologias adequadas;


Analisar, explicar e avaliar o objeto de estudo, culminando em possíveis soluções e/ou novas propostas, tendo em mente que a sociedade deve ser a principal beneficiária pelo seu trabalho profissional;

Promover a inter-relação entre os diversos temas e conteúdos tratados durante o curso, contribuindo para a formação integral;

Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação;

Despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas;

Estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem criação de novas empresas e a geração de novos empregos;

Estimular a construção do conhecimento coletivo, a interdisciplinaridade e a inovação;

Promover a aprendizagem com autonomia no que tange à pesquisa, organização e sistematização de novas informações.

ETAPAS DE UM PROJETO


Passo 1: Escolher um tema de interesse. 

O que desejo aprender?

Qual conhecimento ou tema acho importante para o meu desenvolvimento profissional?

O que me desperta interesse em aprender? 

O que mais tenho curiosidade?

Qual problema mais me incomoda e que desejo resolver?



O projeto integrador

● O desenvolvimento de um projeto costuma partir da identificação de um problema

Essa tarefa, no entanto, pode se mostrar complexa e exige tempo e atenção. Tenha em mente que, para encontrar a solução adequada, a definição correta do problema é essencial.


● Siga o conselho de Einstein: dedique um tempo considerável na identificação do problema. 



O que fazer?

O primeiro passo sugerido para identificar o problema é a observação livre, que tem como objetivo buscar histórias e tentar descobrir desafios e dificuldades.

O grupo deve escolher uma instituição ou empresa / local para visitação para levantamento de temas para realizar o projeto.

Ou ainda, conversar com pessoas, fazer pesquisas, quem sabe tem algum filme sobre o tema escolhido?

A observação e a escuta devem estar relacionadas ao tema central do projeto.

Considere as seguintes ações:

Observação livre dos processos realizados na instituição.
○ Observação da estrutura, metodologia, ferramentas, insumos, gestão etc.
○ Diálogo com as pessoas envolvidas para identificar necessidades, desejos e problemas.


Antes de fazer sua visita...

1. Busque indicativos do tema específico que o grupo gostaria de abordar.

Para isso, faça uma sessão de brainstorming (chuva de ideias) com os integrantes do grupo. Não se esqueça: toda ideia importa!

2. Defina as características de seu público de interesse (funcionários? Comunidade?)

3. Defina lugares: qual lugar é interessante visitar para melhorar o seu projeto?

4. Defina a observação da visita in loco: o que você quer aprender com sua observação?

● Coisas para ver: quais coisas você precisa prestar atenção
quando estiver visitando este lugar?

● Coisas a fazer: que coisas você pode fazer para inspirá-lo neste lugar?

Elabore um roteiro de perguntas para fazer na visita in loco:

● Comece com o que é específico.

O que você quer aprender para entender melhor o desafio em questão? 

O que você espera entender sobre as motivações e frustrações das pessoas entrevistadas? O que você quer saber a respeito de suas atividades? Ex.: “Conte um pouco sobre o seu trabalho na instituição”.

Elabore um roteiro de perguntas para fazer na visita in loco:

● Comece com o que é específico.
● Amplie.

Quais são as perguntas que podem ajudar a entender o seu tema? Elabore umas 05 perguntas sobre. Discuta as respostas com o grupo:

Faça um resumo ou um checklist do que você vai observar em campo com os recursos que serão necessários para o registro, o público de interesse e as questões norteadoras do bate-papo inicial e registre no plano de ação. 

Ex.: roteiro de perguntas; contato dos participantes; idade dos participantes; insumos necessários: caderno de anotações, canetas, notas adesivas, celular ou câmera para fotos/vídeo, baterias, gravador de voz etc.

Durante a visita...

Inspire-se.
Enquanto você estiver entrevistando/batendo papo, documente o que vê nessa observação de campo. Separe suas observações de suas interpretações, para que você possa saber o que viu e escutou, e o que pensou que aquilo significava para as pessoas envolvidas.
Procure, no local, adaptações que as pessoas possam ter criado para atingir melhor seus objetivos.

Para cada local/público visitado, anote:

● Nome da pessoa/locação visitada, faixa etária, contato.
● Suas observações e citações da pessoa.
● Suas interpretações.

Após a visita...

Terminada a visita, o grupo deverá:

1. Apresentar ou tabular os dados e informações de cada entrevistado para procurar significados, padrões, conexões entre o público e em seguida entender suas necessidades. 

A tarefa do grupo é perceber as similaridades de falas e observações.

2. Definir o público em que irá se aprofundar, caracterizando-o.

A partir dos itens 1 e 2, elabore um novo roteiro de questões norteadoras para uma segunda observação focada. Nessa segunda observação, o grupo irá aprofundar as perguntas e tentar entender se os insights percebidos (elencados na primeira observação livre) são realmente um problema. O grupo deve questionar os entrevistados sobre como eles resolvem tais questões.

Tome nota!
A atenção nas informações ajuda a descobrir necessidades evidentes, não articuladas ou não evidentes, que são a chave para ter insights e produzir soluções diferenciadas.


Para dar andamento no projeto, elabore um Plano de Ação:

Um plano de ação é uma forma organizada e que segue uma metodologia definida para definir metas e objetivos, as atividades que devem ser realizadas, apontar os responsáveis por desenvolver cada uma delas e acompanhar o andamento de um projeto, para que se possa atingir os melhores resultados.

Atividade: Criar um plano de ação com as tarefas, responsáveis e prazo para realização das mesmas.

Com base no plano de ação, elaborar um cronograma.



SUGESTÃO DE TEMAS - APRENDIZAGEM

Lembrando:


O projeto deve trabalhar os conhecimentos vistos no curso. Os conteúdos das aulas devem alimentar o projeto.☝

UC 1- Mundo do Trabalho

Pode ser realizado individualmente ou em grupos e compartilhado com os demais participantes no decorrer do curso, de modo que todos possam aprender com a experiência dos colegas.

Sugestão:  Tema Gerador (assunto)

"Desafios e possibilidades profissionais na contemporaneidade"

O contexto do trabalho e emprego vem sofrendo diversas transformações a partir de uma sociedade contemporânea, globalizada e multicultural. Dos profissionais são esperados conhecimentos e habilidades cada vez mais desassociados do fazer e associados ao projetar.

Profissões consideradas estáveis vêm sendo questionadas e profissões futuristas despontam como novas possibilidades. 

Nesse contexto, adolescentes e jovens são questionados a pensar sobre suas escolhas profissionais, considerando afinidades e necessidades pessoais diante das demandas mercadológicas em um contexto em constante mudança.

Diante do exposto, o desafio é que o aluno projete um itinerário profissional que vá ao encontro de suas perspectivas futuras de atuação constantemente confrontadas com as demandas de mercado.

As atividades realizadas compõem o projeto e devem ser arquivadas em portfólio, portanto, sua construção deve ser mediada pelo docente para que os alunos tenham até o final do curso registros do processo de aprendizagem.

Algumas perguntas para serem discutidas e respondias em grupo:

1) Quais mudanças eu consigo perceber nos tipos de trabalhos? Profissões? Listar estas mudanças: Por exemplo: 

Pesquise uma lista de pelo menos 05 novas profissões que estão surgindo:

2) O que seria uma sociedade contemporânea, globalizada e multicultural? Discuta com o grupo sobre o que seria esta sociedade em constantes mudanças. Faça uma lista de pelo menos 03 atitudes que podemos fazer para nos prepararmos para enfrentar estas mudanças.

3) Quais conhecimentos e habilidades são exigidos do profissional do futuro? Crie uma lista com pelo menos 5 habilidades.

4) O grupo de forma criativa deverá criar um "Itinerário Formativo", um passo a passo pessoal ou que represente o grupo que demonstre uma trajetória de carreira ideal para um profissional que enfrenta estes desafios de mudanças onde são exigidos novos conhecimentos e novas posturas profissionais, ou ainda: 

O que o grupo deseja para o futuro?
Quais aprendizados deseja ter?
Qual faculdade fazer? Qual curso?
O que o mercado exige do jovem?

Exemplo:


Sugestões:
  1. Desenho?
  2. Apresentação?
  3. Mapa mental?
  4. Cartazes?
  5. Exposição? / feira?
  6. Filme? Bate-papo? Entrevistas?
👉Com base nas atividades acima, o grupo deve escolher um tema relacionado ao Mundo do trabalho e baseado no tema gerador e elaborar um projeto sobre este tema a ser escolhido pelo grupo.

Por exemplo: 

a) A saúde do jovem no mundo do trabalho.
b) A mulher no mercado de trabalho.
c) Habilidades necessárias para o mundo do trabalho.
d) Impacto da saúde emocional do jovem no trabalho.
e) Novas profissões para o jovem contemporâneo...

Etc...etc...etc...

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UC 2 - Desenvolvimento pessoal

Pode ser realizado individualmente e compartilhado com os demais participantes no decorrer do curso, de modo que todos possam aprender com a experiência dos colegas.

Sugestão:   Tema Gerador (assunto)

"Identidade e representações de si"

A identidade é formada por uma multiplicidade de circunstâncias históricas que envolvem nossa trajetória de vida e o meio (nos quais trafegam valores, crenças, ideologias, culturas, etc.) em que estamos inseridos. 

No entanto, quando confrontados com as diferentes representações que temos na sociedade, podemos pôr em xeque a percepção de si.

Diante do exposto, o desafio é que o aluno reflita sobre si, considerando:
  • experiências;
  • vivências
  • características pessoais
  • potencialidades
  • anseios
  • perspectivas

Algumas perguntas para serem discutidas e respondidas e atividades que devem ser feitas individualmente:

1) Quais são suas experiências mais importantes? Profissional e pessoal na vida até aqui?

📃Que tal atualizar o seu currículo / perfil no linkedin ou criar um?



2) Quais vivências mais te marcaram?

3) Quais são seus pontos fortes e pontos a melhorar?

Ferramenta SWOT Pessoal:

A sigla SWOT é derivada dos termos em inglês: Strengths, Weakness, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

O exercício da análise SWOT é importante também para o indivíduo no aspecto profissional.

📌Faça sua SWOT Pessoal, segue modelos:




4) Quais são seus anseios? O que deseja para o futuro? 

5) Quais são suas perspectivas pessoais e profissionais?

📝Obs.: Para as questões 4 e 5: Elabore um texto, uma redação compartilhando dos seus anseios e perspectivas pessoais e profissionais. Redação de no mínimo 20 linhas, utilize a linguagem formal.

👉
Após as respostas cima: Escolher um tema de Desenvolvimento Pessoal que tenha a ver com seu interesse e baseado em conteúdos vistos no curso até aqui! Boas construções!

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UC 3- Participação Social 

Pode ser realizado em grupos e compartilhado com os demais participantes no decorrer do curso, de modo que todos possam aprender com a experiência.

Sugestão: Tema Gerador (assunto)

"Mobilização na coletividade"

A mobilização social é uma reunião de esforços entre pessoas de um mesmo território que possuem interesses comuns e objetivos voltados para a coletividade e que buscam, cotidianamente, resultados decididos e desejados por todos, fortalecendo assim, a corresponsabilidade.

Diante do exposto, o desafio é que o aluno se aproprie de uma situação-problema de interesse coletivo em um determinado território, construindo estratégias de mobilização, permanência e possível intervenção dos envolvidos neste propósito.

Atividades:

1) Quais problemas você consegue listar na sua comunidade? No bairro onde mora? Com seu grupo de trabalho, tire fotos, observe durante sua viagem da sua casa até a empresa ou da casa até o curso, ou até a escola onde você estuda ou faculdade, faça um levantamento sobre problemas coletivos:

Exemplos: Coleta de lixo? Transporte Público? Violência? Leis ou políticas públicas? 

Após fazer este levantamento, prepare uma apresentação para a sala, onde utilizando vídeos ou power point, possamos compartilhar destes levantamentos.

2) Com base nos problemas levantados na questão anterior, pense em um tema para o projeto do seu grupo. Com base neste tema e pensando no problema que vocês querem resolver, faça um planejamento de uma mobilização social ou seja: Uma ação coletiva que busque minimizar este problema ou conscientizar a comunidade sobre possíveis soluções.

Exemplo: Não há coleta de lixo no bairro: Solução, ir até a prefeitura, criar uma ação para limpar uma área do bairro ou parque? Fazer uma campanha de conscientização sobre o cuidado?


ETAPAS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

"O Projeto Aprendizagem culmina em um Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional que é determinante para o desenvolvimento do aprendiz, tendo o pensamento crítico e o autoconhecimento como um horizonte para autonomia. Sendo assim, sugere-se a produção de um portifólio".

O que é um portifólio?

“O portfólio é muito mais do que um conjunto de atividades ou produções realizadas ao longo de um processo formativo. (...) o portfólio guarda a memória das aprendizagens que o educando considera mais significativa para a sua formação. 

Revela o progresso de um processo, refletido nas suas produções. Um portfólio não é uma pasta de ‘melhores trabalhos’, mas um arquivo significativo das atividades (produções) que são fundamentais para a formação”.



O tema gerador proposto prevê três etapas para sua execução:

Etapa 1: Qual problema queremos resolver?


Etapa 02: Como será desenvolvido o projeto?


Etapa 03: Que resultados obtivemos?



O tema gerador proposto prevê três etapas para sua execução:

1- Problematização: corresponde ao ponto de partida na definição do desafio.

Deve ter em vista uma situação plausível, identificada no campo pessoal, profissional e social e que perpasse os objetivos do perfil de conclusão do curso.

Neste momento, é feito o detalhamento do desafio e o levantamento das questões que irão nortear a pesquisa. As questões devem mobilizar ações que articulem os elementos da unidade curricular em questão.

2- Desenvolvimento: é necessário que os alunos organizem e estruturem um plano de trabalho

Este é o momento em que são elaboradas as estratégias para aula, estimulando a pesquisa em bibliotecas, a visita aos ambientes reais de trabalho, a contribuição de outros docentes e profissionais, além de outras ações para a busca da resolução da compreensão do problema.

3- Síntese: momento de organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos. Nesta etapa, os alunos podem rever suas convicções iniciais à luz das novas aprendizagens, expressar ideias com maior
fundamentação teórica e prática.

Observações

"As atividades realizadas compõem o projeto e devem ser arquivadas em portfólio, portanto, sua construção deve ser mediada pelo docente para que os alunos tenham até o final do curso registros do processo de aprendizagem."

Sugestão: Pasta catálogo; Google Drive, Blog do grupo, Canal no YouTube, etc...

O PROJETO APRENDIZAGEM deve ir de encontro às MARCAS FORMATIVAS do Senac:

Desenvolvidas durante toda a formação do estudante, representam o compromisso do Senac com a formação integral do profissional-cidadão.

Essas marcas identificam e diferenciam os profissionais egressos do Senac no mundo do trabalho. 

Vejamos abaixo:   Os projetos podem ser relacionados à algumas destas áreas também: Por exemplo: Um tema relacionado ao empreendedorismo, tem relação com "atitude empreendedora"; Um tema relacionado ao meio-ambiente, tem relação com atitude sustentável etc.



Marcas formativas da aprendizagem?


Boas construções! 💚

Materiais Orientadores

Aprendizagem Baseada em Problema - ABP - https://www.youtube.com/watch?v=5cMrFRpXfnc

Interdisciplinaridade e Transversalidade - https://www.youtube.com/watch?v=cNpTwye78Vk

Ensino de Ciências - Métodos e técnicas - https://www.youtube.com/watch?v=qynHlQkj93Y

Estratégia de Projetos - https://www.youtube.com/watch?v=5B-h_lbbIzI

Pesquisa em Ciências Humanas e Educação -

https://www.youtube.com/watch?v=v7Z8n6RjopQ&index=2&list=PL8BBF8ABEAA751D1D

Técnicas de pesquisa - https://www.youtube.com/watch?v=8uezal3y6YU

Definindo o Problema de Pesquisa e o Planejamento do Projeto -
https://www.youtube.com/watch?v=qb-GWBrZ0XA

Exemplo de Projeto Integrador - Turma Turumã -
https://www.youtube.com/watch?v=99LSnonmADs







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