7 Dicas para Melhorar a Sua Comunicação
Saber comunicar bem é crucial para o sucesso pessoal e profissional.
No entanto, muitas pessoas têm bastantes dificuldades na sua comunicação.
Neste artigo vamos dar-lhe 7 dicas para melhorar a sua comunicação.
Uma comunicação eficaz é a ferramenta essencial para o seu sucesso.
Uma boa comunicação gera entendimento, aproxima pessoas e facilita a compreensão das mensagens. Já quando existe dificuldade em comunicar, o cenário é completamente diferente, surgem imensos problemas, tais como, desentendimentos entre pessoas, maus ambientes, tanto de trabalho como familiares, discussões e geralmente a dificuldade em comunicar é associada à falta de competência profissional, por isso é fundamental investirmos e valorizarmos a nossa comunicação.
Invista na sua comunicação e alcance os seus objectivos.
Mantenha uma Postura Correta
A postura utilizada é a primeira informação que passamos para os outros. É fundamental manter uma postura correcta que transmita segurança. Evite andar com os ombros caídos porque transmite a ideia de ser uma pessoa tímida e pouco segura de si. Evite andar com a cabeça muito levantada porque irá transmitir a ideia de uma pessoa extremamente arrogante e com ar de superioridade. Mantenha uma postura o mais natural possível.
Comunique de Forma Objetiva
O discurso tem princípio, meio e fim, por isso é importante ter as suas ideias organizadas e manter o foco no tema central.
Mantenha o Olhar Concentrado
É importante não desviar o olhar quando estamos a comunicar. Um olhar concentrado, para além de transmitir segurança, também demonstra atenção e entusiasmo. Se estiver a comunicar para uma pleia é importante que veja e seja visto por todos.
Aprenda a Ouvir
Saber ouvir é o factor mais importante para o sucesso na comunicação . Desenvolva a escuta activa, porque a escuta activa é a expressão de uma atitude de abertura ao diálogo, de respeito e consideração pelo interlocutor. Dê oportunidade aos outros de exporem as suas ideias e alcance a plenitude do relacionamento humano.
Expresse-se com Clareza
Seja você mesmo. A naturalidade acima de tudo. Ao comunicar seja natural, não existe melhor técnica do que a sua própria naturalidade. Utilize sempre um vocabulário adequado à pessoa ou ao publico em questão e preocupe-se em prenunciar bem as palavras, para além disso também é importante discursar sempre a um ritmo adequado, nem muito lento, nem acelerado demais.
Utilize Gestos Adequados
É importante usar sempre gestos moderados e adequados à linguagem. Utilize os gestos como complemento da sua mensagem.
Crie Empatia
Habitue-se a sorrir, desenvolva o bom-humor e assim crie um agradável ambiente de interacção.
https://reorganiza.pt/7-dicas-para-melhorar-sua-comunicacao/
ATIVIDADE - VAMOS CRIAR UMA DRAMATIZAÇÃO?
Cada grupo, escolha 02 dicas e simulem uma situação de trabalho em que podemos melhorar a comunicação.
Em seguida faça uma apresentação de no máximo 10 minutos.
Boas construções.
Saber comunicar bem é crucial para o sucesso pessoal e profissional.
No entanto, muitas pessoas têm bastantes dificuldades na sua comunicação.
Neste artigo vamos dar-lhe 7 dicas para melhorar a sua comunicação.
Uma comunicação eficaz é a ferramenta essencial para o seu sucesso.
Uma boa comunicação gera entendimento, aproxima pessoas e facilita a compreensão das mensagens. Já quando existe dificuldade em comunicar, o cenário é completamente diferente, surgem imensos problemas, tais como, desentendimentos entre pessoas, maus ambientes, tanto de trabalho como familiares, discussões e geralmente a dificuldade em comunicar é associada à falta de competência profissional, por isso é fundamental investirmos e valorizarmos a nossa comunicação.
Invista na sua comunicação e alcance os seus objectivos.
Mantenha uma Postura Correta
A postura utilizada é a primeira informação que passamos para os outros. É fundamental manter uma postura correcta que transmita segurança. Evite andar com os ombros caídos porque transmite a ideia de ser uma pessoa tímida e pouco segura de si. Evite andar com a cabeça muito levantada porque irá transmitir a ideia de uma pessoa extremamente arrogante e com ar de superioridade. Mantenha uma postura o mais natural possível.
Comunique de Forma Objetiva
O discurso tem princípio, meio e fim, por isso é importante ter as suas ideias organizadas e manter o foco no tema central.
Mantenha o Olhar Concentrado
É importante não desviar o olhar quando estamos a comunicar. Um olhar concentrado, para além de transmitir segurança, também demonstra atenção e entusiasmo. Se estiver a comunicar para uma pleia é importante que veja e seja visto por todos.
Aprenda a Ouvir
Saber ouvir é o factor mais importante para o sucesso na comunicação . Desenvolva a escuta activa, porque a escuta activa é a expressão de uma atitude de abertura ao diálogo, de respeito e consideração pelo interlocutor. Dê oportunidade aos outros de exporem as suas ideias e alcance a plenitude do relacionamento humano.
Expresse-se com Clareza
Seja você mesmo. A naturalidade acima de tudo. Ao comunicar seja natural, não existe melhor técnica do que a sua própria naturalidade. Utilize sempre um vocabulário adequado à pessoa ou ao publico em questão e preocupe-se em prenunciar bem as palavras, para além disso também é importante discursar sempre a um ritmo adequado, nem muito lento, nem acelerado demais.
Utilize Gestos Adequados
É importante usar sempre gestos moderados e adequados à linguagem. Utilize os gestos como complemento da sua mensagem.
Crie Empatia
Habitue-se a sorrir, desenvolva o bom-humor e assim crie um agradável ambiente de interacção.
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ATIVIDADE - VAMOS CRIAR UMA DRAMATIZAÇÃO?
Cada grupo, escolha 02 dicas e simulem uma situação de trabalho em que podemos melhorar a comunicação.
Em seguida faça uma apresentação de no máximo 10 minutos.
Boas construções.
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