INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: USE A SEU FAVOR!


Postado em 18 de setembro de 2019 por Equipe IBC

Inteligência Emocional Saiba como usar a inteligência emocional a seu favor.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/inteligencia-emocional-favor/

Saber lidar com as próprias emoções é um desafio em todas áreas da existência humana. No trabalho, nas relações familiares, com amigos e demais pessoas que fazem parte da nossa vida social, é importante saber reconhecer e lidar com as emoções e seus consequentes comportamentos. Vale dizer que este é um processo contínuo e diferencial. O nome desta habilidade é Inteligência Emocional.

Ao falarmos em Inteligência Emocional, a evidenciamos como um ponto forte a ser trabalhado, e para muitos especialistas ela é mais importante do que o Quociente de Inteligência, o chamado (QI). Mas, afinal de contas: o que é Inteligência Emocional? E quais são as formas de aplicá-la no dia-a-dia? Continue a leitura e saiba mais!

O que é Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional (AI) é uma característica mensurável que diferencia o nível de performance, de uma pessoa e um trabalho ou papel, tanto na empresa, quanto na família e sociedade.

Os psicólogos americanos Peter Salovey e John Mayer, com suas pesquisas nesse campo da psicologia, ajudaram no desenvolvimento dessa teoria e a definiram como: a capacidade de perceber e exprimir a emoção; assimilá-la ao pensamento; compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros. Mas foi, o também psicólogo e jornalista americano, Daniel Goleman, na época redator de Ciências do conceituado jornal americano The New York Times, ao lançar o livro “Inteligência Emocional”, em 1995, o primeiro a chamar atenção na mídia para o termo que até então era desconhecido pelo grande público.

5 áreas da Inteligência Emocional

Segundo Goleman, este tipo de inteligência é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos, e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. Nesse sentido, a Inteligência Emocional abrange cinco áreas específicas, são elas:

Autoconhecimento Emocional, que é a capacidade de reconhecer um sentimento quando ele ocorre
A habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os a cada situação
Automotivação, que consiste em motivar-se e dirigir as emoções a serviço de um objetivo, mantendo-se focado neste Reconhecimento das emoções de outras pessoas.

Habilidades nos relacionamentos interpessoais.

O poder das emoções em nosso dia-a-dia

Sempre lidamos com sentimentos distintos em relação aos acontecimentos, e no ambiente corporativo, as respostas a eles são exigidas de forma imediata. De que forma você lida com a autoridade de seu superior?


  • Como recebe ordens e as processa? 
  • Como lida com um feedback negativo? 
  • Quem é você emocionalmente no trabalho e que tipo de relacionamento interpessoal você mantém com seus colegas?


Se você trava diariamente uma batalha interior com suas emoções, se sofre com reações incompatíveis com o ambiente, sua profissão e vida, como um todo, por certo não deve estar usando seus sentimentos a seu favor. E pior, se suas atitudes fazem de você um profissional limitado, é hora de rever suas posições e começar a trabalhar sua inteligência Emocional.

Aprimore sua Inteligência Emocional

Existem pessoas que se sobressaem neste campo, e no ambiente de trabalho, exploram a IE com maestria. Estas são hábeis em controlar sentimentos ruins, não os demonstrando; capazes de fazer uma avaliação correta do cenário; são confiantes e focadas nos objetivos, a exemplo de uma promoção; têm consciência de suas capacidades e habilidades e as usam ao seu favor; se adaptam facilmente ao ambiente e as necessidades; são organizadas e comunicativas e também, sabem conduzir relacionamentos de forma empática e harmônica com os colegas e superiores, se destacando entre os demais.

É comprovado que os sentimentos influeciam diretamente na sua criatividade

Faça uma autoavaliação

Catalisar os sentimentos em atitudes positivas, fazer uma auto-observação para identificar limitações e trabalhar de modo a minimizá-las sucessivamente são prerrogativas para o uso inteligente das emoções. E o gerenciamento delas cabe a você. Somos responsáveis por tudo que nos ocorre, se optamos por trabalhar as emoções transformando-as em atitudes maduras, seguramente oportunizaremos um melhor desempenho, seja na vida profissional ou pessoal.

Tudo depende do enfoque, e de como externamos nossos sentimentos, que são raios-X de quem somos, e de como nos habituamos a responder a cada situação.

Importante dizer que a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida através das formações em Coaching. Se você deseja investir nesta importante área da existência humana, O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações. Invista em sua carreira, aperfeiçoe suas emoções, Desenvolva a sua Inteligência Emocional e potencialize ainda mais o seu sucesso profissional e pessoal.

Agora, conte pra gente: você tem desenvolvido sua Inteligência Emocional?

ATIVIDADE

1. Simule em grupos, situações em que nossa inteligência emocional é testada. (Pense em situações desafiadoras. Cliente irritado, chefe estressado e como podemos lidar de forma correta com estas situações). Pense numa situação negativa (cena 1) e como deveria ser a situação positiva  (cena 2).

2. As quatro as emoções básicas: felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo. Esses, dizem os cientistas, são os quatro sentimentos biológicos que podem ser notados por meio dos sinais faciais. Pensando nisso, elabore um cartaz com dicas que podem ser úteis para desenvolvermos a inteligência emocional (vida pessoal e profissional).

3. Faça a avaliação através da roda da inteligência emocional.



4. Faça uma pesquisa sobre: Quais são as competências socio-emocionais para o profissional do futuro? Compartilhe.




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