DIAGRAMA ESPINHA DE PEIXE - SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.


Quando você detecta um problema em seu negócio, algo que precisa ser resolvido com urgência, como você procura a solução?

Nessa hora, contar com uma ferramenta de solução de problemas pode ajuda muito! E é exatamente para que serve o método de diagrama de Ishikawa.


Por isso, neste post, vamos mostrar para você o que é diagrama de Ishikawa, também conhecido como matriz de causa e efeito.

O que é diagrama de Ishikawa, afinal?

O Diagrama de Ishikawa também é conhecido por diversos outros nomes, tais como:

·         Diagrama Espinha de Peixe;
·         Diagrama Causa e Efeito;
·         PDCA espinha de peixe;
·         Árvore de causas espinha de peixe;
·         Diagrama dos 6Ms.

Independentemente do nome que você prefere usar, é fácil entender o que é o diagrama de Ishikawa.
Ele é uma ferramenta visual, em formato de gráfico, criada pelo engenheiro Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoada nas décadas seguintes. Sua função é auxiliar as análises das organizações na procura da causa principal de um problema.

O Diagrama, portanto, tem como objetivo ajudar a equipe a chegar nas causas reais de problemas que acometem nos processos organizacionais de uma empresa. Ou seja, seu propósito é descobrir os fatores que resultam em uma situação indesejada na organização.

Acompanhe os planos de ação da sua empresa com a nossa planilha de controle

Origem da ferramenta diagrama de Ishikawa

A ferramenta diagrama de Ishikawa foi criada pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943. Seu sucesso na gestão da qualidade parte da motivação de Ishikawa ao criar a ferramenta. Seu projeto foi desenvolver uma ferramenta que fosse utilizável por qualquer pessoa, desde os colaboradores “chão de fábrica” até a diretoria.
Assim, por ser uma ferramenta visual, o gráfico do diagrama de Ishikawa é muito utilizado para auxiliar na organização e no raciocínio da equipe. Dessa forma, com sua representação gráfica, ele auxilia a equipe a chegar nas causas-raiz que diminuem a produtividade da organização.

Como usar o diagrama espinha de peixe

Agora que você já entendeu para que serve a metodologia de diagrama de Ishikawa, está na hora de aprender a como fazer um, passo a passo.
Sua utilização parte da premissa de que todo problema tem uma causa específica. Dessa forma, eliminar a causa-raiz significa, consequentemente, eliminar o problema. Para descobri-la, portanto, o método sugere o teste e análise de cada sugestão de causas feitas pela equipe.

Mas antes de ver o passo a passo de como fazer o diagrama 6M, é importante entender que benefícios ele pode trazer para a sua empresa.

Relatório A3: melhore seus processos com a metodologia da Toyota
Conheça exemplos de DMAIC na prática e veja como as 5 etapas do método otimizam processos organizacionais.

Quais benefícios o diagrama de causa e efeito traz para a organização?

O Diagrama espinha de peixe é uma representação gráfica simples de ser construída e de fácil entendimento. Por isso, traz diversos benefícios para a organização e para a equipe que a utiliza. 

Alguns desses benefícios são:

·         Melhor visibilidade dos problemas a serem enfrentados
·         Identificação das possíveis causas de forma ágil e assertiva;
·         Hierarquização e priorização das causas encontradas;
·        Registro visual intuitivo que facilita futuras análises;
·        Aperfeiçoamento dos processos e melhoria contínua;
·        Exploração dos desdobramentos do problema na empresa;
·        Envolvimento de toda a equipe na gestão da qualidade e na melhoria de processos;
·        Organização das ideias do grupo, com foco e objetividade.



O Diagrama de Ishikawa traz muitos benefícios para as empresas quando bem utilizado. Ele pode ser usado em conjunto com outras metodologias, como as reuniões de Brainstorming (tempestade de ideias), que potencializam o rendimento dos encontros e ajudam a equipe a expor suas ideias e pontos de vista.


Portanto, é importante considerar algumas limitações e requisitos para o seu bom desenvolvimento. Por exemplo, o método, por si só, não identifica a gravidade das causas. Além disso, ele precisa de pessoas organizadas, que saibam coordenar reuniões e que tenham características de liderança para desdobrar a ferramenta.

Quer saber mais? Acesse este vídeo: https://youtu.be/KlwsLSLC1J8

ATIVIDADE:

1. Pense em um ou mais problemas que você já enfrentou na vida pessoal ou no trabalho. Listar os problemas.

2. Em dupla ou grupo, faça o desenho do diagrama de ISHIKAWA, observe os modelos acima ou pesquise outros modelos.

3. Responda: Esta ferramenta te ajudaria no trabalho?

Comentários