Como sair do vermelho e organizar as Finanças Pessoais?

Conheça 3 passos para organizar suas contas Patricia Lages

12/12/2019 - 17:14

Cuidar do seu dinheiro não precisa ser difícil e nem levar um tempão. Você só precisa seguir essas dicas e sua vida financeira será outra. Anote aí!

PASSO 1 – Faça um controle de orçamento para cada mês do ano

Controle de orçamento nada mais é do que anotar tudo o que você recebe e tudo o que gasta.

Muita gente tem dúvida sobre como fazer isso, mas na verdade, o melhor é você fazer do jeito que mais se adeque à sua rotina de vida.

Pode ser em uma planilha de Excel, em um caderno, em folhas avulsas, no celular ou onde você desejar. O que não muda é o conceito de manter tudo devidamente anotado por data de vencimento.

Importante: você NÃO precisa de um modelo de planilha! Não se apegue a isso, pois o modelo que o seu amigo usa pode não fazer o menor sentido para você. Daí, sabe o que vai acontecer? Você vai abandonar o controle dizendo que é complicado! Então, desenvolva o seu próprio método de anotação, combinado?

PASSO 2 – Analise suas contas

Verifique cada um dos seus gastos e faça uma análise da seguinte forma:

- Há algo que está pesando demais no seu orçamento? O que você pode fazer para melhorar?

- É possível diminuir alguns gastos? Que atitudes tomar para que isso aconteça?

- Existe desperdício? Está pagando por coisas que não usa? Caso sim, corte de vez!

- Há prestações de coisas que você comprou e se arrependeu? Essa pergunta não é para ficar se martirizando, mas sim, para que você se lembre disso da próxima vez que estiver a ponto de entrar em outro parcelamento. Seja mais criterioso com os pagamentos a longo prazo.

- Se houve sobra de dinheiro no seu balanço, ou seja, no papel, veja se essa sobra tem sido mesmo real. Mas se você tem a impressão de que esse dinheiro some, corra para o passo 3!

PASSO 3 – Cuidado com os vilões do orçamento

Por incrível que pareça, a maioria das pessoas que fazem seu controle financeiro detectam que deveria haver uma sobra de dinheiro, você acredita? O problema é que essa sobra só existe no papel, pois na vida real a pessoa não sabe explicar onde foi parar o valor que deveria estar sobrando.

Isso acontece provavelmente porque esse dinheiro foi gasto sem perceber, em despesas pequenas, porém frequentes. Essas despesas se chamam gastos arbitrários e não há uma única pessoa na face da terra que esteja livre deles!

Os gastos arbitrários são aquelas despesas pequenas que nem notamos, como um presentinho aqui, um chocolatinho ali, um cafezinho acolá, e por aí vai! Por isso, é importante que você fique atento a esses pequenos gastos, pois eles podem estar levando embora boa parte do seu dinheiro.

Praticando esses três passos simples você vai ter uma noção muito mais ampla do destino do seu dinheiro, poderá diminuir ou cortar gastos que não fazem mais sentido para você e sua família e também ficar de olho para não deixar os gastos arbitrários levarem o seu dinheiro embora!


Sugestão de atividade prática:

1. Elaborar 05 beneficios de Se ter uma vida financeira controlada e sem dividas (criar um cartaz criativo com imagens e textos). Apresentar um cartaz grande criativo de um modelo de orçamento doméstico.

2. Fazer uma pesquisa sobre as causas de endividamento das famílias brasileiras. (Desenhar o grafico com os tópicos ou elaborar slides)

3. Refletir elaborando um Mapa Mental ou Mapa conceitual: Para onde vai o nosso dinheiro? Os participantes devem refletir onde gastam mais. (Refri, balas, comem fora? Festas...etc....)

4. Quais os motivos comportamentais que nos levam a não fazer o controle do nosso dinheiro e gastar tudo? Elaborar tópicos,  frases. Sugestão: Montar dramatização ou HQ.

5. Como faço para negociar uma divida? Quando é onde acontecem os famosos feirão de limpa nome? Elaborar cartaz e mostrar onde podem ser obtidas estas informações. Dica: Apresentar os juros de cartão de crédito e cheque especial.


Fonte: Portal r7.com

Comentários