EM 2020, PRAZOS: As inscrições estão abertas! de 28/01 a 01/02
O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação é um programa que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.
Podem participar:
- Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
- Estudantes com deficiência.
- Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
INFORMAÇÕES DO GOVERNO: Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br/
Outras informações gerais:
Blog SiSU ProUni 2020
O Programa Universidade para Todos, popularmente conhecido como ProUni, pertence ao governo federal e tem como principal objetivo a inclusão de jovem e adultos no ensino superior no país. Foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2004.
Basicamente, este programa concede bolsa de estudos a estudantes com determinada condição socioeconômica e que atendam a alguns critérios previamente estabelecidos.
Tais bolsas, são para ingresso no ensino superior em instituições privadas, e são ofertas parciais e totais, nas proporções de 50% e 100%.
Desta forma, o candidato que receber a referida bolsa parcial de 50% deverá custear o valor remanescente a mensalidade co curso que escolheu.
O SISU (Sistema de Seleção Unificada) nada mais é que um sistema utilizado pelas instituições públicas de ensino superior visando disponibilizar vagas ao estudantes brasileiro que participaram do ENEM.
Este sistema também foi criado pelo MEC e tem como principal finalidade, facilitar, unificar e democratizar o acesso a educação em cursos superiores no país. Pois, desta forma, todos os estudantes terão as mesmas chances de ingresso nas universidades.
Isso tudo de forma gratuita!
Além disso, o SISU possibilita que o estudante possa se candidatar a diversas vagas ofertadas, em qualquer lugar do Brasil, sem precisar fazer vários vestibulares e provas para isso.
Então gostou dos Programas SISU e Prouni? Acompanhe em nosso site as novidades e informações atualizadas para garantir sua oportunidade de ingresso no ensino superior!
https://sisu-prouni.com.br/?gclid=CjwKCAiA98TxBRBtEiwAVRLqux6Vj0YfdSVStdyh9X_k8rCsao3FdagMzhgQ7173U0T-UzLdAKI8qhoCOXcQAvD_BwE
SISU
O QUE É?
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.
FIES
As vagas ofertadas no processo seletivo do FIES referentes ao primeiro semestre de 2016 foram selecionadas de acordo com critérios técnicos, observando–se o disposto no art. 7º da Portaria Normativa nº 13, de 11 de dezembro de 2015, a saber:
I – disponibilidade orçamentária e financeira do FIES;
II - conceito do curso obtido no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), priorizando–se os cursos com conceito 5 e 4;
III – cursos das áreas de saúde, engenharia e licenciatura, Pedagogia e Normal Superior, com 70% do número de vagas de cada microrregião;
Nesse contexto, os cursos considerados para cada área prioritária foram:
Área da Saúde : Biologia – Bacharelado, Biomedicina, Educação Física – Bacharelado, Enfermagem – Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, em consonância com o estabelecido na Resolução CNS nº 287/1988;
Área da Engenharia: todos os cursos do Cadastro e–MEC que possuam "Engenharia" na nomenclatura;
Área da Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior: Pedagogia, Normal Superior, Português, Biologia, Matemática, Educação Física, História, Geografia, Língua Estrangeira, Química, Física, Filosofia, Artes, Sociologia e demais licenciaturas;
IV - relevância social por:
i) microrregiões identificadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE a partir das informações geradas pela demanda por educação superior, calculada a partir de dados do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem;
(ii) demanda por financiamento estudantil, calculada a partir de dados do FIES no ano de 2015; e
(iii) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM da microrregião, calculado a partir da média dos IDH–Ms dos municípios que a compõem, conforme estudos desenvolvidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Brasil - Pnud – Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea e pela Fundação João Pinheiro, conforme detalhado no anexo I da Portaria Normativa 13/2015.
Para consulta das instituições participantes e dos cursos ofertados, acesse o seguinte endereço eletrônico:
SITE DO GOVERNO: http://sisfiesportal.mec.gov.br/
Entenda SISU, PROUNI, FIES e bolsa de estudo de uma vez
https://www.youtube.com/watch?v=m4zbcj99Rus
Comentários
Postar um comentário